»
S
I
D
E
B
A
R
«
O que a gente se lembra…
April 15th, 2010 by M.J. Ferreira

Hoje, na conversa com um amigo, lembrei-me de um artigo que escrevi há cerca de três décadas (uma maneira subtil de dizer há perto de 30 anos) sobre comunicação empresarial.

Vaticinava eu, no referido artigo, que os computadores iriam ser usados no futuro como instrumentos de comunicação em detrimento dos relacionamentos pessoais nas empresas (e eu nem sonhava com a internet, nem nada) . Escrevia eu, que nesse “futuro” futuro, se ligaria o computador para colegas de trabalho falarem entre si e/ou entre empresas; o que contribuiria (na minha opinião então formulada, amante que era e sou dos relacionamentos pessoais que privilegiam o contacto humano) para a estupidificação da raça humana.

Na altura, o editor de texto deitou as mãos à cabeça porque a palavra “estupidificação” era demasiado forte mas eu insisti para dar mais corpo à minha ideia.
Ooooppppsssss…. hoje, na tal conversa, com um amigo… quem deitou as mãos à cabeça fui eu. É que eu juntei 1+1 e descobri…. que…. uso o computador para a grande maioria das coisas…. inclusive relacionamentos com os amigos… A conclusão é só uma… estão a perceber? Se, como eu alvitrei, contribuía para a estupidificação… então… eu sou estúpida…. Uuuuaaaaaahhhhh (alguém sabe se é assim que se chora por escrito?)


2 Responses  
  • Lena Freixo writes:
    April 16th, 2010 at 1:16 am

    Olá!
    Eu não choro assim de certeza! Muito menos “por escrito”! É que apesar de velhota ainda me restam uns dentitos e o que não tenho são tantas lágrimas!

    Mas comentando o assunto, fique tranquila porque em si não se nota nada de “estupidificação”! Náo tem mal nenhum mudar a nossa opinião sobre tudo o que está em mudança contínua, como acontece com as novas tecnologias! Há quem lhe chame “dar o braço a torcer”, eu prefiro pensar que são actos(eu ainda me apetece escrever o C antes do T!) de inteligência de quem o faz. Conheço várias pessoas com cursos superiores que se recusavam a usar um telemóvel, que seria coisa que nunca comprariam! Não passaram 5 anos e é vê-los a dar o seu número a amigos, familiares e colegas! É certo que há pessoas mais predispostas a interessar-se por novidades que outras, e que essas outras justificam essa recusa de adesão imediata com malefícios que poderão ocorrer. Mas depois chega um belo dia e vêem que ou se actualizam ou ficam de fora do circulo dos seus relacionamentos! Quando se está nesse ponto, é indubitávelmente mais inteligente dar o dito por não dito! São “vira casacas”? Talvez, mas se o fizerem a tempo, há que aplaudir!
    É QUE O MUNDO PULA E AVANÇA! E nós com ele!

  • M.J. Ferreira writes:
    April 16th, 2010 at 8:56 am

    Pronto. Com as suas palavras já me sinto muito melhor. Como a Lena diz: “o mundo pula e avança e nós com ele”, aos pulos e pulinhos está muito mais de acordo comigo, sobretudo se vestir a pele da Palhaça Zequinhas. 🙂


Leave a Reply

»  Substance: WordPress   »  Style: Ahren Ahimsa