»
S
I
D
E
B
A
R
«
Causa X Efeito
March 24th, 2010 by M.J. Ferreira

Está explicado!
Não há efeito sem causa, nem causa sem efeito. Depois de ver as capas dos jornais de hoje mais uma vez esta velha máxima mantém-se na ordem do dia.
Para mim ficou explicado o nosso estado actual enquanto país (o efeito), para o qual há agora a explicação (a causa): Portugal é o país da Europa com mais doentes mentais!

Para mais informações sobre o estudo agora conhecido, já sabe, carregue nesta frase, a cor diferente.

A nível particular, assim passa a ser mais fácil explicar porque é que tantas vezes nos “tapam” o acesso à garagem e se for preciso ainda somos insultados!! Se calhar, também é a explicação para de vez em quando termos que fazer gincanas por causa de “necessidades sólidas” dos cãezinhos que os donos se esqueceram de limpar ou da rua ser o caixote de lixo escolhido para as miudezas diárias. Realmente só mesmo de doente mental pode ser a explicação para a falta de respeito e de educação a que se assiste em tantos contextos. Deve haver um bloqueio dos neurónios qualquer. Enfim, tudo passa a ser mais facilmente explicado.
Contudo, como não acho graça nenhuma a esta causa e a este efeito (e não sou única a pensar assim).  Será melhor começarmos já hoje a perceber que este efeito não pode perdurar nas gerações futuras e há que rapidamente mudarmos de atitudes, ideias e hábitos.
Começa no tipo de “sociedade” mais pequena: a família e desenvolve-se a partir daí em todos os processos de socialização, de comunidade, de “estar”, que se vão encontrando ao longo do caminho que se percorre. É que tal como parece não haver causa sem efeito, o inverso também é válido, não há efeito sem causa.


2 Responses  
  • Raquel writes:
    March 24th, 2010 at 9:09 pm

    Doentes Mentais!!Está tudo explicado!Não preciso se me alongar com explicações, pois a publicação já diz tudo.Acrescento só que a ideia já me tinha passado pela cabeça. A pergunta que se lança é: O que podemos nós fazer para combater o problema? Penso que a questão da Família é sem dúvida uma das chaves da questão; atreveria-me a dizer mesmo a base da Formação Cívica. Contudo, os doentes mentais podem e devem ser acompanhados por especialistas, mas e os outros “doentes mentais” (ou os verdadeiros “doentes mentais”, já que os outros padecem antes de um estado clinicamente definido), que podemos nós fazer contra esses? Carros mal estacionados e dejectos de cães são apenas alguns exemplos do que estes “doentes mentais” são especialistas.Mas há mais!Deixemos esses agora, se não concluimos que Portugal está repleto desta espécie!

  • M.J. Ferreira writes:
    March 25th, 2010 at 9:59 am

    Há muito trabalho a fazer para ultrapassar esta situação. Como dizia o Saint-Exupéry “ainda que os teus passos pareçam inúteis, vai abrindo caminhos, como a água que desce cantando da montanha. Outros te seguirão…”


Leave a Reply

»  Substance: WordPress   »  Style: Ahren Ahimsa