»
S
I
D
E
B
A
R
«
Dia Internacional da Mulher
March 8th, 2010 by M.J. Ferreira

Hoje recebi uma rosa. Ela queria homenagear a mulher que sou no contexto do dia que internacionalmente se convencionou recordar como “Dia Internacional da Mulher”.

Este dia tem a sua origem no séc. XIX, em 1857, quando as operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Elas ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, a redução na carga diária de trabalho para dez horas quando as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário. Exigiam a equiparação de salários  com os homens (as mulheres chegavam a receber apenas cerca de um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e um tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que depois foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num acto completamente desumano.

Contudo, apenas no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem àquelas mulheres que morreram na fábrica em 1857. Somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas)..

Informam-me os motores de busca que ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objectivo é discutir o papel da mulher na sociedade actual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

Olhando para estas explicações, elas parecem-me excessivamente políticas. Para comemorar a exploração em locais de trabalho já temos o 1º de Maio, que se celebra exactamente para lembrar a luta dos trabalhadores por melhores condições. Quando, pessoalmente, olho para o Dia Internacional da Mulher eu sinto a falta de um Dia Internacional do Homem, porque já tenho um Dia Internacional da Criança (1/6), um Dia dos Avós (26/7) e em 1993, a Assembleia Geral das Nações Unidas, proclamou o dia 15 de Maio como Dia Internacional da Família.

A surpresa das surpresas foi que, ao fazer a pesquisa para este “post”, descobri que…. atenção… preparem-se…, já existe o “Dia Internacional do Homem”. É celebrado a 19 de Novembro de cada ano , sendo que as comemorações foram iniciadas em 1999 pelo Dr. Jerome Teelucksingh, em Trinidad e Tobago e apoiadas pela Organização das Nações Unidas e vários grupos de defesa dos direitos masculinos da América do Norte, Europa, África e Ásia. Alguns dos objectivos pretendiam chamar a atenção para a saúde masculina, melhorar a relação entre géneros, promovendo a igualdade e destacar os papéis positivos dos homens, combatendo o sexismo e, ao mesmo tempo, celebrar as suas conquistas e contribuições na comunidade, nas famílias, no casamento e na criação dos filhos.

Tudo isto é muito interessante, ainda mais porque eu não me tinha apercebido desta última festividade quando, ainda por cima, já tinha este blogue em “marcha. Desculpe-me o “género” masculino.

Mas, voltemos ao dia 8 de Março. Já uma vez expus o que significavam para mim “estes dias especiais”. Para mim, todos os dias são “dias de…”, internacionais ou não. Isto deixa-me serena e confiante na minha própria melhoria à imagem dAquele que confesso como meu Senhor. Nunca escondi que sou cristã e, ao ouvir tanto falar no dia da Mulher, eu não podia deixar de prestar uma grande homenagem a Jesus Cristo, porque, a Sua voz, os Seus gestos, a Sua palavra, o Seu ministério e Vida são bem o exemplo de como devem ser tratadas as mulheres em qualquer época, em qualquer contexto, com igualdade de género, dignidade, respeito e amor. Ele deu o exemplo. A humanidade tem transformado o que é simples em puzzles inacabados onde as peças resistem a querer encaixar-se. Quem estiver inocente que atire a primeira pedra.


2 Responses  
  • Raquel writes:
    March 8th, 2010 at 7:28 pm

    Por acaso já sabia a origem do dia,mas é sempre bom recordar.Apesar de achar que o não há “um dia” especial para a mulher, para a mãe, para o pai ou até para a criança, pois todos os dias são dias especiais para festejar ou recordar o papel que cada um tem, fica aqui o meu Feliz dia para Todas as Mulheres 😛

    Bjo

  • M.J. Ferreira writes:
    March 8th, 2010 at 8:08 pm

    É verdade. Todos os dias devem ser “dias de…”


Leave a Reply

»  Substance: WordPress   »  Style: Ahren Ahimsa